quinta-feira, 25 de julho de 2013

Palmares e Água Preta recebem Projeto Nova Geladeira

Famílias beneficiadas pelo Programa Minha Casa Minha Vida nos municípios de Palmares e Água Preta, na Zona da Mata Sul do Estado, terão a oportunidade de trocar refrigeradores antigos por novos doados pela Companhia Energética de Pernambuco (Celpe).

A concessionária, durante esta semana, está promovendo o cadastramento no Projeto Novo Geladeira, que integra o Programa de Eficiência Energética da Celpe regulado pela Aneel. Nas duas cidades serão disponibilizados cerca de 420 equipamentos e mais de 1,6 mil lâmpadas econômicas para doação aos clientes de baixa renda.

Em Palmares, as inscrições podem ser efetuadas até as 12h desta quarta-feira (24) pelos moradores do Conjunto Habitacional Quilombo dos Palmares II. No turno da tarde, a partir das 14h, até a sexta-feira (26), a ação prossegue com o cadastramento dos moradores do Projeto Água Preta Fase II, em Água Preta.

Os titulares das moradias devem atender aos critérios do programa e apresentar identidade, CPF, consumo médio de 80kWh/mês e última fatura de energia paga. É indispensável também estar inscritos na Tarifa Social de Energia Elétrica. Caso a documentação esteja correta, o cliente receberá uma nova geladeira, com o Selo Procel de economia.

A entrega será realizada, simultaneamente, no local das inscrições e cada unidade residencial contemplada receberá quatro lâmpadas eficientes. Os clientes que não preencham os critérios para troca da geladeira, podem se inscrever para receber lâmpadas eficientes.

A ação nos dois municípios faz parte de um convênio celebrado entre a concessionária e a Caixa Econômica Federal. Os beneficiados pelo projeto Minha casa Minha Vida são previamente cadastrados na Tarifa Social, antes mesmo de receberem as unidades habitacionais, e se mudam para o imóvel já com o benefício, que concede até 65% de desconto na conta de energia. Em seguida, a concessionária agenda uma visita para efetuar a inscrição dos interessados em participar do Projeto.  

Por se tratar de uma ação de eficiência energética, os moradores que receberem o novo equipamento devem entregar o antigo para que a concessionária possa fazer o descarte adequado. Todo o material recolhido é enviado para uma empresa que realiza a manufatura reversa, onde o gás é retirado e as peças são recicladas, evitando assim o impacto no meio ambiente.

Com a celebração do convênio, a expectativa é que mais de duas mil famílias sejam contempladas com refrigeradores eficientes em Pernambuco. Estudos apontam que a mudança do equipamento antigo por um novo pode reduzir em até 70% o consumo de uma família, o que contribui para uma melhor qualidade de vida das pessoas.

Celpe

0 comentários:

Postar um comentário