18/06/2012 12h10 - Atualizado em 18/06/2012 12h10
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjQ_Grh840u3SzmZS3_9M8EvZduqyesnf-T8xy2KTwOuhRX625EOSAiBr0IXHRSjY_-d5JYgpXNtWLcB5eD-6Snjv8gV9-Hy5DiuVt8QJEGeFed643sBKxkjmnpl0ZJ3CBshyphenhyphen2-Hj05ws7R/s400/aprenda-a-como-controlar-o-estresse-e-a-ansiedade.jpg)
Fazer um esforço diário para controlar o estresse traz dois benefícios. Primeiro, ajuda a diminuir as situações estressantes que podem ser evitadas. Segundo, ajuda a controlar nossa reação às situações estressantes que não podem ser evitadas.
Você pode controlar o estresse!
“A LUTA para conciliar trabalho, família e compromissos vem se intensificando nos últimos anos”, diz um livro recém-publicado sobre a vida familiar.
“O estresse é normal”, diz Jesús, pai de três filhos. “A gente é que tem de saber controlá-lo.” Falar é fácil, mas no dia-a-dia não é tão simples assim, embora também não seja impossível controlar o estresse. Existem sugestões práticas que podem ajudar você.
Lidar com o estresse profissional
Você está estressado devido a problemas no local de trabalho? Sofrer em silêncio apenas o fará sentir-se mais pressionado.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgDzD0Q7jlCqVAKomctN_5kWLJxQoxp4FnY80PGRlyE1ifyHjS4rup1ryCW8KMp_1i24Thlz8I41uYUL7sdQJQ5d9TmlKVpzaiRX3gIWI6bItyCps-YtA4paNzlWXbxpYS1pNLpxDzA_7WZ/s200/estresse-grande-500x419.jpg)
O mesmo vale para outros problemas relacionados ao trabalho, como tensão e conflito com colegas. Procure descobrir maneiras eficazes de enfrentar o problema. Caso julgue necessário, faça pesquisa sobre o assunto para saber como agir. Mas, se a situação lhe parecer sem solução, talvez seja melhor pensar em procurar outro emprego.
Lidar com o estresse nas tarefas domésticas
Quando marido e esposa trabalham fora, as tarefas domésticas também podem se tornar uma causa de estresse. Algumas mães driblam o estresse simplificando as tarefas do dia-a-dia. Chegaram à conclusão de que não é possível nem prático servir refeições muito elaboradas. Procure simplificar o serviço do dia-a-dia, assim você diminuirá o estresse.
Mesmo assim, há muitas coisas que precisam ser feitas. Uma mãe que trabalha fora admite: “Quando era mais nova, eu dava conta de tudo. Agora, com o passar dos anos, está ficando mais difícil. Aquele ritmo agitado está começando a me prejudicar. A cooperação de cada membro da família me ajuda a evitar um estresse muito maior e mais grave, além de ser uma maneira de eles mostrarem que se preocupam com o meu bem-estar.” Isso mesmo. Se a família toda der uma ajuda, as tarefas serão feitas sem sobrecarregar ninguém. Um livro sobre a criação de filhos diz: “Dividir as tarefas domésticas com os filhos é uma das melhores maneiras de produzir neles . . . um sentimento de realização. Cuidarem de tarefas regularmente fará com que desenvolvam hábitos úteis e boas atitudes em relação ao trabalho.” E fazer o serviço da casa junto com os filhos dará aos pais a oportunidade de ficar mais tempo na companhia deles.
Julieta diz: “Eu noto que minha mãe fica contente e até aliviada quando a ajudo no serviço da casa. O trabalho me dá prazer e me torna mais responsável, além de me ajudar a dar mais valor pela minha casa. O fato de estar aprendendo a cuidar de tarefas domésticas cria um bom alicerce para o futuro.” Mary Carmen confirma isso: “Meus pais nos ensinaram desde pequenos a saber como nos virar. Isso foi muito bom para nós.”
O papel da boa comunicação
A boa comunicação é uma das melhores armas para controlar o estresse. Assim, muitas pessoas descobrem que conversar com o cônjuge, um amigo ou um colega ajuda muito a reduzir o estresse.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgQ7AuLFv_9SjpXlsUXudkgsGyZN_Vcpf02X3fFbCVfedDDnZTuSXmBkRAWm193uDOYKcZ1vV3OchaYpLE-LNgkN2LG9DxQ_dI5pNutvBhxKuO_oGhQEAtZDGNvQQcOzarzEJLA0kEhc_vY/s320/conversar_classe4_410110168560.jpg)
Não podemos deixar de mencionar a importância do senso de humor ao lidar com o estresse. Dar risada é estimulante e saudável, visto que, segundo um médico, “faz o corpo produzir endorfina e inibe a produção de adrenalina”. Uma mulher comentou: “Meu marido diz ou faz alguma coisa engraçada nas situações mais estressantes, e isso realmente ajuda.”
Encare o estresse de forma positiva
O estresse é uma realidade da vida atual; não há como evitá-lo. Mas é possível aprender a lidar com ele. (Veja abaixo “Maneiras de diminuir o estresse” .) Se você, por exemplo, está enfrentando uma situação na vida que o está sufocando, converse com um amigo responsável ou com seu cônjuge. “Não guarde tudo dentro de si”, diz o sociólogo Ronald L. Pitzer. “Abra seu coração e confie suas inquietações a uma pessoa que tem a cabeça no lugar, que saberá entendê-lo e demonstrar que se importa com você.”
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiqmPCmtEU-bN2ly6_uR2YMYmOmRyn4jljjK_gzbJ_ZSaKtOmZs1ZtFm4KNpBKGiHtiQobezANJdmsLrA5Ck__D964cAows2QIwzXlChermeIT0c1qPA-Y6dwk8kqMJDLS4ubmqBHFoQruf/s400/313.jpg)
Exercícios físicos moderados e dieta saudável são também de muita ajuda. Um livro sobre a criação de filhos nos lembra: “Quando você investe um pouco de seu tempo precioso e das suas energias em si mesmo, você está na realidade aplicando em sua poupança de recursos pessoais . . . Dar [de si] o tempo todo exige também que reponha suas energias, ou correrá o risco de ficar emocionalmente lesado, ou até falido.”
Maneiras de diminuir o estresse
▪ Dê ao seu corpo o descanso necessário para cada dia
▪ Alimente-se de forma equilibrada. Não coma em excesso
▪ Pratique exercícios físicos adequados, como caminhar rápido, de forma regular
▪ Quando alguma coisa estiver preocupando você, converse com um amigo
▪ Reserve mais tempo para ficar na companhia de sua família
▪ Delegue funções ou divida as tarefas domésticas
▪ Conheça seus limites físicos e emocionais
▪ Fixe alvos realistas; não seja perfeccionista
▪ Seja organizado; cuide para não deixar sua agenda muito apertada
▪ Reserve um tempo só para você
0 comentários:
Postar um comentário